APRESENTAÇÃO
Criado em maio de 2009 por integrantes de outros grupos de ajuda (Lanternas Verdes - Brasil, Mentores do grupo oficial e Helpers free-lancers ), com objetivo único de apoiar e conduzir novos e antigos residentes ao entendimento do que é Second Life.
O Grupo AJUDA SL BRASIL é formado basicamente por residentes falantes da Língua Portuguesa, que acreditam na sinergia do trabalho voluntário e colaboram para melhorar este metaverso, atuando inicialmente junto à comunidade brasileira.
Somos um grupo heterogêneo, enriquecido pela soma dos conhecimentos individuais sobre Second Life em diversos níveis. Valorizamos em primeiro plano a capacidade de equilíbrio e moderação, antes mesmo do conhecimento técnico - convictos de que este é possivel se adquirir.
Como diferencial, temos a colaboração de criadores brasileiros que disponibilizam, em pequenas lojas na ilha de AJUDA, seus produtos a custo Zero. Buscamos com isso estimular os novos aos caminhos da Criação e gentileza recíproca.
Nossos voluntarios são orientados à máxima tolerância. Devendo analisar caso a caso, ouvir o residente que pede ajuda e customizar o atendimento - buscando satisfazer as necessidades individuais, conduzindo para o caminho das Regras e tutoriais disponíveis no "Edificio Da Paz", sempre que possível.
Com base no TAO do voluntário e no entendimento das Regras da Comunidade - TOS/ BigSix; possuímos apenas outras 3 diretrizes:
1 - Não envolvemos dinheiro em nada que fazemos. Nenhuma parceria que envolva interesses comerciais, ganhos ou vantagens financeiras para si ou para terceiros. Exceto doações em TipJar para manutenção da Ilha de Ajuda;
2 - Não direcionamos residentes para qualquer ilha - de caráter comercial ou de consumo. Ensinamos a utilização da ferramenta BUSCA. Exceções podem ser feitas, de modo sensato e a critério de cada voluntário para os lugares públicos de caráter educacional, românticos, lazer ou institucionais LL.
3 - Não é possivel dar presentes (transferir ítens) no ambiente da Ilha de Ajuda, que não sejam os contidos nas pastas padrão (Kit de Boas-vindas); Não somos tolerantes com as cópias ilegais.
TAO DO VOLUNTARAIO
GRUPO DE AJUDA - SL BRASIL
- Podemos melhorar a nossa Comunidade; - Trabalhamos de mãos dadas para que sejamos fortes. - Gestos e Atitudes ensinam sempre mais.
Visão e Missão
Somos um grupo independente e nossa VISÃO é baseada nos fundamentos do voluntariado oficial do Second Life, com objetivo de oferecer conhecimento, assistência e encorajamento para os residentes em necessidade, principalmente aos mais novos. Acreditamos que se voluntariar em qualquer mundo tem o potencial de melhorar a nós mesmos, enquanto ajudamos aqueles que necessitam. Nossa MISSÃO é alcançar este potencial através de nossos triunfos, tanto individuais quanto em cooperação.
Comportamento e Atitude do Voluntário O Padrão
Cada voluntário tem a oportunidade de criar uma primeira impressão inesquecível para os novos residentes, enquanto ajudam outros já mais experientes com assistência de qualidade. E nós fazemos isso porque queremos. Nós fazemos porque gostamos. Fazemos com um sorriso. Por que é assim que queremos que estes momentos inesquecíveis sejam lembrados.
Conduta pessoal
Assim como os Padrões da Comunidade (Big Six) e o TOS são as Regras e Leis do Second Life, o Caminho também é a regra e lei dos voluntários do Grupo de Ajuda.
O Caminho do Voluntariado - TAO
- Nos mantemos civilizados mesmo quando há controvérsias.
- Somos pacientes, ajudando como podemos em situações difíceis.
- Respeitamos aqueles que ajudamos, sabendo que não será retribuido.
- Damos ênfase para o positivo em cada situação.
- Trabalhamos como um time para ajudar uns aos outros a resolver problemas.
- Somos confiantes, comedidos e de confiança.
- Participamos e partilhamos nossas ideias para aprimorar o Second Life, melhorando a Comunidade Brasileira.
- Mantemos o senso de humor e ajudamos quando estamos bem e animados!
- Continuaremos este trabalho nos divertindo!
Para manter a postura de seriedade e transparência, informamos desde já que aqueles que não seguirem o Caminho poderão ser removidos do Grupo sem prévio aviso.
Exemplos de não seguir o TAO do voluntariado, mas nao limitado a
- Comportamento Agressivo
- Usar o grupo para obter benefícios individuais, para si ou para terceiros
- Usar o título do grupo para intimidar ou fazer ameaças não é aceitável
- Propagandas SPAM no canal do Grupo.
Orientações de Conduta e Comportamento - Big Six
Orientações de Conduta e Comportamento - Big Six
Os objetivos das Normas da Comunidade são simples: tratamo-nos uns aos outros com respeito e sem assédio; aderindo aos padrões locais como indicado pelas classificações do simulador, abstendo-nos de qualquer atividade que denote ódio ou insultos reais de um indivíduo ou do mundo real da comunidade.
Dentro de Second Life, queremos apoiar Residentes na definição das suas específicas experiências e a fazer suas próprias escolhas.
A Comunidade estabelece as normas de seis comportamentos, ou "Big Six", que irá resultar em suspensão ou, se repetidas violações, na expulsão da Comunidade Second Life.
As Normas Comunitárias do Second Life são aplicáveis a todas as áreas do Second Life, Second Life Forum, bem como ao Second Life Website.
1 - Intolerância.
O combate à intolerância é uma pedra angular das Normas de comportamento da Comunidade Second Life. Ações que visam a marginalizar, apequenar ou difamar pessoas ou grupos que se satisfazem por inibir a troca de ideias e de diminuir a Comunidade Second Life como um todo. O uso de linguagem depreciativa e/ou humilhantes, ou imagens em referência a outro Residente sobre sua raça, etnia, sexo, religião ou orientação sexual nunca é permitido no Second Life.
2 - Assédio.
Dada a multiplicidade de capacidades do Second Life, o assédio pode assumir muitas formas. Comunicar-se ou comportar-se de forma ofensivamente grosseiras, intimidadoras ou ameaçadoras; constituir indesejáveis avanços sexuais ou pedidos de favores sexuais, susceptíveis de causar alarme é incômodo ou assédio.
3 - Assaltos.
A maioria das áreas de Assalto no Second Life são identificadas como Safe. Assalto no Second Life significa: tiro, empurrar, ou empurrões em outro residente em uma área segura (ver normas globais abaixo); criar scripts ou usar objetos que singularmente e persistentemente façam outro Residente alvo de maneira que impeça a sua liberdade de ação e locomoção dentro do Second Life.
4 - Divulgação de Informações.
Residentes têm direito a um nível razoável de privacidade com relação à sua segunda experiência de vida. Compartilhamento de informações pessoais sobre um colega Residente - incluindo sexo, religião, idade, estado civil, raça, preferência sexual e de localização do mundo real para além do que é fornecido pelo Residente no seu Perfil sobre sua Primeira Vida é uma violação da privacidade deste Residente. Monitorar ou acompanhar conversas, destacar logs ou partilhar estes registros sem consentimento são proibidos no Second Life.
5 - Indecência.
Second Life é uma comunidade adulta, mas não é necessariamente adequado haver material de casais em todas as áreas (ver normas globais abaixo). Conteúdo, comunicação ou comportamento que envolva intensa linguagem, explícita nudez ou conteúdo sexual, bem como a representação do sexo ou violência, ou qualquer outra coisa ampla e ofensiva deve ser reservada e ocorrer dentro de terrenos privados em áreas Popularmente denominadas "Mature" (M). Nomes de Moradores, objetos, lugares e grupos são amplamente visualizáveis nos diretórios do Second Life e sobre o Second Life website, devendo aderir as orientações PG.
6 - Perturbação da paz.
Todos os residentes têm direito a viver em paz na sua Segunda Vida. Perturbar eventos programados, repetidos envios de publicidade ou conteúdo indesejado, uso de sons repetitivos, ou de auto-desova de sucessivos ítens ou quaisquer outros objetos que intencionalmente tornem lento o desempenho de servidor ou para inibir outro Residente da capacidade de desfrutar de Second Life são exemplos de Perturbação da Paz.
Políticas e Normas de Policiamento
Normas Globais, Local Ratings
Todas as áreas do Second Life, incluindo o site www.secondlife.com e os Fóruns, aderem às mesmas normas comunitárias. Os Locais no Second Life são apontados como seguro ou inseguro e classificados como: para Casais e relacionamentos destes (Mature) ou para não-casais (PG), devendo-se respeitar sempre as classificações locais de comportamento. Qualquer área notada de Second Life ou o site deve ser considerado não-Casal (PG).
- Advertência, suspensão, banimento.
Second Life é uma sociedade complexa, e pode levar algum tempo para que novos residentes obtenham um entendimento completo dos costumes locais e regras de conduta. Geralmente, as violações de normas comunitárias irão resultar em um primeiro aviso, seguido de Suspensão e eventual banimento do Second Life. No Mundial de Representantes, chamado "Liaisons", pode-se ocasionalmente resolver problemas disciplinares com uma remoção temporária de Second Life.
- Global Ataques.
Objetos, scripts, ou ações que globalmente venham a interferir ou interromper a Comunidade Second Life, Servidores do Second Life ou outros sistemas relacionados com o Second Life não serão tolerados, sob qualquer forma. Nós vamos te responsabilizar por quaisquer ações que você tomar, ou que sejam tomadas por objetos ou scripts que lhe pertençam. Áreas específicas estão disponíveis para testes de scripts e objetos que têm componentes que podem ser inviáveis ou cujos comportamentos podem não ser capazes de se prever. Optar por utilizar um script que é substancialmente perturbador para o funcionamento do Second Life, resultará em ações disciplinares em um mínimo duas semanas de suspensão e até a possível perda de inventário, além de uma revisão da sua conta para a provável expulsão do Second Life.
- Contas Alternativas.
Residentes podem optar por jogar o Second Life com mais de uma conta. Especificamente com outras contas alternativas para assediar outros Residentes ou violar as normas comunitárias não é aceitável. Contas alternativas geralmente são tratadas de forma distinta de um Residente principal da conta, mas o desvio de conduta de contas alternativas pode e irá resultar em ação disciplinar sobre a conta principal.
- Cuidados ao Comprar.
Linden Lab não exerce controle editorial sobre o conteúdo do Second Life, e não fará qualquer esforço específico para analisar as texturas, objetos, sons ou outros conteúdos criados dentro de Second Life. Além disso, Linden Lab não atesta ou endossa o funcionamento do mundo em jogos, máquinas de venda automática, ou retals locais; restituições devem ser solicitadas junto aos proprietários desses objetos.
- Relatar Abuso / Reporting Abuse - (RA).
Residentes deve relatar violações de normas comunitárias utilizando a ferramenta "Reporter Abuso" localizada sob o menu Ajuda na barra de ferramentas no browser do SL. Cada relatório de Abuso é investigado individualmente, e a identidade do repórter é mantida estritamente confidencial.
SOCIOS
Atuamos em cooperação para apoio mútuo e na ajuda a todo e qualquer residente falante da Língua Portuguesa no Second Life com os Grupos
- ==PHOENIX WAVE TEAM== http://www.pwmentors.com/
- ==WHITE TIGER MENTORS== http://wiki.secondlife.com/wiki/White_Tiger_Mentors
- ==PORTUCALIS== http://portucalis.wordpress.com/
A ACADEMIADesde Julho de 2007 Academia é uma escola de referência em SL, quer no panorama nacional português, quer noutras nacionalidades. A Academia tem vindo a colaborar com formações em RL provenientes de várias instituições do Ensino Superior português, acompanhadas por instituições do mesmo nível de ensino de outros países (nomeadamente, Espanha, Brasil, Argentina e Estados Unidos da América). Também já foram apresentados papers em congressos internacionais, com publicação em revistas da especialidade com referees, que “atiram” a Academia para um patamar internacional, no âmbito da educação.
http://ajudaslbrasil.forumeiro.net/forum.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário